Os pequenos estabelecimentos comerciais localizados no interior, bem como nos arredores, das Universidades que prestam serviços de cópias, popularmente conhecidos como “casas de xerox”, também acabam desrespeitando a Lei de Direitos Autorais. Como não possuem qualquer autorização para fazer e comercializar cópias de livros, os proprietários dessas casas violam os direitos autorais dos autores e editores desses livros.
Esse serviço de cópias prestado pelas “casas de xerox” até pode parecer inofensivo de início, contudo, como é realizado sem parar e sem qualquer limite das cópias realizadas, possui um resultado devastador. O mercado de livros é impactado negativamente com esses “serviços” e vem reduzindo de tamanho ano após ano.
Buscando atender essa demanda por conteúdos parciais de livros, algumas Editoras de livros criaram a Pasta do Professor, um canal de vendas que oferece – de forma legal e a um preço razoável – conteúdos parciais de livros recentemente lançados no mercado brasileiro. Assim, os alunos que querem apenas uma parcela dos livros, podem solicitar conteúdos parciais de livros a qualquer tempo e por um bom preço.